quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sustentabilidade; Educação Ambiental

O que podemos entender por sustentabilidade, palavra tão subjetiva e controversa, e que nos confunde com uma noção de crescimento sustentável, que às vezes nos é dada como sendo amplamente conhecida e de senso comum.
Entretanto, deve-se levar em consideração a adoção da noção de desenvolvimento sustentável na formulação de políticas públicas de educação, preservação e conscientização, nos levando a uma crítica e enfadonha situação ao qual todos estão a constatar. Com a mudança econômica fundamentada no capitalismo consumista, se tornou inerente como as reservas naturais estão sendo esfaceladas e com isso o que irá sobrar para as futuras gerações ou até nós mesmos.
O trabalho é árduo e longo e pra isso a sustentabilidade surge como um notório meio, não só de preservação dos recursos naturais, mais como um etéreo modo de conscientizar a sociedade para o desperdício desenfreado e também para angariar formas de produzir e consumir sem destruir. Pois, vemos que o nosso planeta agoniza e pede por socorro. O aquecimento global decorrente das emissões de CO2, as queimadas e desmatamento são algumas das conseqüências pela qual o planeta estar a passar e são ponto chave para começar a refletir sobre o estar a nos esperar e sobre o que fazer pra mudar tal situação. Cabe a todos começar a pensar em meios de frear tamanha calamidade.
No contexto geral do problema ambiental, a educação ambiental tem papel mais que importante e notório. A educação ambiental do nosso país oferece elementos importantes para mostrar que apesar de tal situação, que outro tipo de temática foi, está sendo e tende a se consolidar, “Sustentabilidade, responsabilidade e ética”.
Com ações alternativas e parâmetros com a construção de uma sociedade sustentável orientada à democracia, justiça, ecologia e consciência.

Construir uma sociedade sustentável continuará sendo nossa maior constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário