quarta-feira, 15 de setembro de 2010

História do CDC Ibicaraí

Situado a Praça Justino Marques, nº 111 - Centro (Colégio Ressurgir). Foi inaugurado em 28 de junho de 2006, o Centro Digital de Cidadania de Ibicaraí, já tendo cadastrado mais de 4.000 (quatro mil) pessoas de várias idades, que vêem ao Centro para acesso a internet, bate-papo, pesquisas escolares e cursos básicos e oficinas de informática.
O CDC é composto pelo quadro de funcionários assim mencionados: Henrique Pimentel Sampaio Neto (Gestor); Thaise Pinto Pascoal, Mylena Almeida Valença, Osmundo dos Santos Valença, Cristiano S. da Silva (Monitores). Funcionando de Segunda-feira à Sexta-feira, disponibilizando para toda a comunidade acesso a internet e Cursos Básicos de Informática (Editor de Texto, Editor de Planilha, Editor de Apresentação e Navegação na Internet), os cursos são reconhecidos pela SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado da Bahia), oferecendo certificados na conclusão do curso.

Ultimamente o CDC funciona da seguinte forma

Das 08:00 às 12:00, das 13:30 às 17:30 e das 19:00 às 22:00, de segunda-feira a quinta-feira e as sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30, com Curso Básico de Informática com 20 (vinte) participantes e ministrado pelos respectivos monitores Thaise, Osmundo, Mylena e Cristiano. No caso de acesso só é permitido à entrada de 10 (dez) usuários com um tempo de 30 (trinta) minutos para cada turma, em caso de pesquisar escolar o usuário ficará até o termino da pesquisa.
Todo esse processo de funcionamento é feito um projeto através do gestor Henrique e encaminhado a SECTI, depois de analisado e aprovado o projeto é encaminhado de volta ao nosso CDC para ser colocado em pratica.
Vale salientar que existe um regimento interno de funcionamento do CDC, elaborado pela SECTI, onde Gestor e Monitores tomam Cursos de Formação, todos esses cursos são oferecidos através da SECTI na cidade de Salvador.
Solicitado pela SECTI existe também um grupo de apoio ao CDC denominado de NUGEC (Núcleo de Gestão Colaborativa), esse grupo é composto por membros representantes de associações, presidente de bairro, etc. Esse grupo tem por finalidade buscar soluções para alguns problemas juntos a comunidade, trazendo também os munícipes até o nosso CDC para que assim possam incluir-se no mundo digital.
O Centro Digital de Cidadania tem um trabalho especial com alunos internos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), alunos da APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais), Alunos do Pro Jovem programa do Governo Federal, entre outras turmas formadas por alunos de comunidades distantes como: Vila Santa Isabel, Cajueiro e Salomea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário